A popularização dos serviços na nuvem tornou difícil para o consumidor entender a diferença entre o armazenamento em nuvem e o backup na nuvem. Muitas empresas que vendem esse tipo de serviço ganham com essa confusão, porque lhes dá um apelo mais amplo na captura de clientes em potencial.

Mas obscurecer as definições de nuvem confunde o mercado. Na realidade, são soluções muito diferentes para diferentes desafios de negócios. E o artigo a seguir, pretende esclarecer como você e a sua empresa podem se beneficiar com armazenamento em nuvem ou com o backup em nuvem, ou com os dois, porque não?

Boa leitura!

 

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem, como o Dropbox, o Google Drive, o iCloud da Apple e o OneDrive da Microsoft, é uma ótima maneira de compartilhar arquivos com facilidade. O principal objetivo do armazenamento em nuvem é, como o nome diz, armazenar arquivos online para serem acessados com qualquer dispositivo em qualquer lugar. Você pode compará-lo com um pendrive que fica na nuvem.

 

O armazenamento em nuvem é seguro?

Sim, inclusive em muitas situações é mais seguro que o armazenamento local.

O conceito de nuvem basicamente é um conjunto de servidores e armazenamentos fazendo a mesma tarefa e armazenados os dados de forma redundante, e em caso de falha de algum dos servidores, discos ou storage com problemas tudo continua igual sem perda de dados.

 

Quais são as limitações do armazenamento em nuvem?

As limitações em geral são: quantidade e tamanho máximo dos arquivos, banda limitada e por estes motivos não é indicado para utilização de armazenamento de backup de servidores, o foco é armazenamento de arquivos para uso pessoal, seja domestico ou comercial.

 

O que é backup em nuvem?

O backup em nuvem é um serviço que fornece a capacidade de fazer backup automático dos seus arquivos, aplicativos, máquinas virtuais ou servidores e armazená-los com segurança para facilitar a recuperação em caso de desastres. O backup em nuvem é como um seguro para seus dados que permite a continuidade dos seus negócios.

Normalmente, o backup na nuvem é construído em torno de um aplicativo local que é executado em um cronograma automático, normalmente 1 vez ao dia. O aplicativo coleta, compacta, criptografa e transfere dados para os servidores do provedor de backups. Para reduzir a quantidade de largura de banda consumida e o tempo necessário para transferir arquivos, o provedor de serviços fornece backups incrementais após o backup completo inicial.

 

Quais são as vantagens do backup em nuvem?

No backup em nuvem, os dados primários ficam guardados no local original, computadores físicos e servidores, por exemplo, e os dados armazenados secundários, são armazenados com segurança na nuvem, para serem usados na recuperação de dados.

A solução de backup em nuvem armazena todos os dados com uma política de retenção personalizada, para que você possa corrigir arquivos corrompidos restaurando versões anteriores sem dificuldades. As soluções de backup em nuvem profissionais incluem plug-ins especiais para fazer backup de dados de aplicativos de terceiros (MS Outlook, Exchange e SQL, por exemplo). Por fim, essas soluções disponibilizam relatórios detalhados sobre o sucesso dos backups, o que facilita a verificação de todos os arquivos seguros.