Backup corporativo maior segurança e rentabilidade para sua empresa

Backup corporativo maior segurança e rentabilidade para sua empresa

Cercados pelo mundo da tecnologia, quando o assunto é segurança todos concordam que há mais motivos para se precaver do que remediar. No ambiente corporativo a precaução se torna ainda mais obrigatória pois dela depende a proteção de todos os recursos de trabalho que asseguram a continuidade do bom serviço prestado pelas organizações.

Imagine perder todos os dados de clientes e fornecedores, arquivos de contratos e registros de vendas! Com certeza um prejuízo enorme para a companhia.

Contratempos técnicos, falhas humanas, desastres naturais podem acontecer com qualquer pessoa e são capazes de destruir uma empresa, caso ela não esteja preparada.

Para ajudar o seu negócio, preparamos uma matéria sobre backups de dados corporativos,  quais as razões para se fazer, quais os tipos em uso atualmente, como escolher, além de trazer questões que podem ajudá-lo a oferecer um melhor nível de serviços ao seu cliente. Confira conosco!

Importância e objetivos do Backup para Empresas

Como vimos no início, a realização de backup é essencial para a proteção de informações. Com a quantidade de dados que empresas de qualquer segmento e tamanho trabalham todos os dias, realizar cópias completas dos seus registros passou a ser uma estratégia de segurança da informação.

Junto ao risco de perda de informações por falhas de sistema estão também os ataques virtuais. Forma cada vez mais frequente que se torna mais grave quando a empresa não possui um backup profissional.

Os principais responsáveis pela gestão da TI acabam por não conseguir calcular ao certo ou com total precisão a importância dos backups, por estarem constantemente focados no core business da organização.

Por estes motivos, uma organização pode ter que arcar com sérios prejuízos caso não dê importância ou não priorize políticas e estratégias de segurança de dados e backups.

Principais tipos de Backup

Listamos abaixo os principais tipos de backup, para que o gestor de TI realize as estratégias com o domínio dos conceitos de forma eficiente. Confira cada um deles:

  1. Backup completo (ou full backup)

Este tipo de backup, como o próprio nome já diz, é onde se realiza cópia de todos os arquivos para um outro local de armazenamento, seja local, virtual ou em nuvem. Também conhecido como backup normal, pois copia, armazena e atualiza todos os itens selecionados pelo responsável pela operação.

Em geral, é o primeiro backup ao qual os sistemas são submetidos. E sua principal vantagem é que a empresa pode contar com cópias de reprodução fiel e completa de todos os seus dados, tornando possível uma recuperação perfeita e de forma ágil.

Há uma necessidade de mais espaço de armazenamento e um maior tempo para ser completado, devido ao grande volume de dados, que é afetada pela capacidade do hardware e a conexão ao qual está inserida.

  1. Backup incremental

O backup incremental é acionado após um backup completo e realiza a cópia apenas dos arquivos criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental. Dessa forma, é feita a cópia em uma menor quantidade de dados para o local escolhido, necessitando de um menor espaço de armazenamento que o backup completo, por exemplo.

Este backup é conhecido por ser mais eficaz e mais ágil devido a garantia de um melhor desempenho do sistema corporativo, e com um tempo de recuperação também reduzido.

  1. Backup diferencial

O backup diferencial é muito similar ao incremental, pois ele realiza uma cópia de todos os dados alterados desde o backup anterior. Porém, a diferença entre eles é que o diferencial armazena somente os arquivos que não estavam no sistema na última atualização.

Em outras palavras, ele sempre irá considerar o último backup completo, considerando somente os arquivos diferentes (que não estavam no sistema antes).

Assim, a capacidade de armazenamento tende a ser maior do que o incremental, requerendo assim mais espaço. E um detalhe: para restaurar, é necessário o último backup diferencial e o último backup normal.

  1. Backup incremental contínuo

O backup incremental contínuo é um novo tipo de backup, relativamente mais atual que os demais, mas que já tem sido bastante utilizado por empresas. Ele é semelhante ao incremental, porém a diferença está na disponibilidade dos dados.

Assim, ele permite uma automatização do processo de recuperação de dados que não existe no incremental comum, para que você não precise verificar quais bancos de dados necessitam ser recuperados. Diferente do backup incremental comum, que necessita do backup completo e todos os subsequentes para resgatar as informações desejadas.

Uma ótima alternativa com a finalidade de se extrair uma maior agilidade em backup e restauração, além de economia de espaço de armazenamento, especialmente em tempos de Nuvem.

Com base na regra 3-2-1, que é um conceito popularizado por Peter Krogh, empresas devem seguir os seguintes passos para manter seus dados seguros: (3) possuir três cópias dos seus dados importantes disponíveis, (2) mante-las em dois tipos de mídia diferentes, (1) com uma das cópias sendo armazenada em um local externo ao seu ambiente e seguro.

Pensando assim, possuir um oi dois backups físicos e um em Nuvem é uma excelente forma de cobrir essas três premissas e garantir que seus dados sejam mantidos, independentemente do tipo de problema que vier a ocorrer.

Fica aqui uma informação importante: não existe um melhor tipo de backup que o outro, mas sim o melhor indicado para cada necessidade.

Visto isso, uma excelente opção seria a contratação de um parceiro para prestação de um serviço totalmente focado, especializado e com prioridade no núcleo de negócio de forma a oferecer o melhor caminho para o sucesso de uma companhia.

E você? Tem politicas e práticas de backup definidas? Já terceiriza seu ambiente de backup?

Então não perca tempo, fale conosco para ter a solução de Backup para sua empresa. Ligue agora 011 4134-1720

Diego Garcia
Nenhum comentário

Postar um Comentário

Comentário
Nome
Email
Site

Conversar
MDF Technology
Olá, você pode falar diretamente comigo aqui no WhatsApp. Qualquer dúvida, eu e uma equipe de especialistas estaremos prontos para lhe atender.
Powered by