Todos nós conhecemos alguém que perdeu todos os dados, seja pessoal ou da empresa. Um simples processo poderia evitar esse acontecimento: O Backup.

O maior objetivo do Backup, é manter todos os dados em segurança contra possíveis estragos que podem ser causados por erro humano, sabotagem ou de equipamentos.

Nesse momento, o melhor é contar com uma cópia segura de todos os arquivos e dados seja da empresa ou pessoal.

Equipamentos de Backup

Para backups domésticos, costumamos utilizar CDs, DVDs, Pen Drives e até cartões de memória.

Esses equipamentos não são tão confiáveis, porém podem ser aliados a uma solução na Cloud, como DropBox, Google Drive ou OneDrive.

Já em soluções empresariais podemos citar os sistemas de fita como LTO, RDX ou DLT. Elas possuem grande capacidade de armazenamento e podem ser transportadas para fora do ambiente de produção.

O lado negativo é que estão sujeitas a furtos e nunca estarão totalmente atualizadas com novos dados.

Para manter os dados sempre atualizados, as empresas estão investindo em recursos de sistemas incorporados de Backup. Como hardwares a prova de falhas e softwares de controle de cópias.

Os Storages NAS são indicados para esse tipo de solução, eles são equipamentos ligados através da rede.

Softwares de Backup

Existem uma infinidade de softwares de gratuitos de Backup. Porém nem todos suportam todos os sistemas operacionais ou conteúdos gerados por computadores o u celulares.

Se o caos for apenas manter os dados do celular protegidos, os próprios sistemas operacionais dos celulares possuem serviços de backup.

Em empresas, servidores NAS são fáceis de instalar.

Tem redundância em caso de falhas e acompanham softwares de backup automáticos com preços bem menores.

Backup na Nuvem

Como já falamos em nosso artigo anterior o Backup em nuvem é uma tendência que só vem aumentado e ganhando espaço nas empresas mais modernas do mundo.

O serviço ainda é um pouco limitado, principalmente para empresas pequenas.

Já para backups em nuvem domésticos os planos são mais baratos.

O Backup automático de arquivos ajuda a empresa a ter produtividade e reduzir custos com possíveis ataques ou desastres que faça com que os arquivos sejam perdidos.

 

Precisando de ajuda para escolher o melhor backup? clique aqui e nós te ajudamos.