O conceito cloud implementado nos novos discos externos e storages através do uso de uma conexão LAN e um link de internet é um recurso interessante para armazenar e compartilhar informações via web, sem custos mensais de provedores, não abrindo mão de segurança e gerenciamento dos dados armazenados.

Com diferencial de custos significativo, o armazenamento em nuvem privativo baseado em cloud storages tem cada vez mais adeptos, principalmente pelos custos competitivos, facilidade de implementação e administração, acesso e controle, além do sistema poder estar localizado próximo fisicamente ao administrador do sistema.

Personal Cloud storages, sua nuvem pessoal de dados

Os serviços de nuvem e suas variações de nomenclatura, disponíveis em personal cloud storages ou Cloud NAS, que tem como principal foco entregar serviços de armazenamento e compartilhamento de conteúdo digital pela web da mesma forma que grandes provedores, porém através de sistemas de armazenamento pessoais ou servidores conectados à internet.

Qual o tamanho da minha nuvem?

Serviços em nuvem variam de acordo com cada necessidade, podendo se resumir a um único disco rígido com conexão LAN, com algum sistema de gerenciamento e compartilhamento de informação ou gigantescos datacenters globais, equipados com sistemas caríssimos e equipes especializadas trabalhando 365 dias por ano.

O armazenamento em nuvem pessoal não pode ser complicado, por isso quanto mais simples o gerenciamento, acesso e configuração do sistema, melhor. Nesse cenário, empresas como Qnap, LaCie, Seagate e WD dispõe de ótimas soluções de um único disco para todos os bolsos.