Como recuperar arquivos deletados

 

Acredito que existam dois tipos de pessoas que utilizam computadores: aqueles que já apagaram arquivos que não deveriam e o outro tipo é os que vão apagar no futuro, ou seja, todos nós vamos precisar em algum momento de uma ferramenta para tentar recuperar arquivos deletados.

 

Iniciando o assistente

recuva-recuperar-arquivos-1

Tipo de arquivo que deseja recuperar

recuva-recuperar-arquivos-2

Especificar local dos arquivos apagados

recuva-recuperar-arquivos-3

 

Inicializando a recuperação

recuva-recuperar-arquivos-4

 

O Recuva é bastante intuitivo, mas se tiver dificuldade na tentativa de recuperar aquivos, comente no fim do post e seja o mais específico possível.

 

Dicas para aumentar as probabilidades de recuperação dos dados

  • A primeira dica e a mais importante é que uma vez identificada a necessidade de recuperar arquivos, não grave nenhum arquivo novo e evite a utilização do PC.
  • Se for um disco externo ou pendrive é mais simples. Basta não utilizá-lo, mas caso seja no PC ou notebook e tem um HD somente, o melhor procedimento é remover o HD e tentar a partir de outro computador. Isso vai aumentar muito as chances de recuperação.
  • Se tiver um segundo HD, facilita porque você vai instalar o Recuva no HD que não precisa recuperar, pois na instalação de qualquer programa está gravando dados, certo? Então lembre da primeira dica sempre, não grave onde precisa recuperar.
  • Lembre de não cometer o erro duas vezes. Se está executando este procedimento é porque não tinha nenhuma cópia dos dados que precisa recuperar, então a melhor solução com melhor custo benefício é o backup na nuvem, além de você não ter que ter outro componente, este serviço já vem com agendamento e rotinas prontas para fazer o backup e manter o histórico com versões de arquivos modificados até 30 dias.