Como remover vírus do PC e Smartphone

 

Remoção de vírus do PC

Para remover vírus do PC não existe uma única “receita de bolo”. Vai depender muito do tipo de vírus que tenha o PC.

A maioria dos antivírus pagos e gratuitos identificam qual vírus é, mas nem todos removem, por isso o primeiro passo é saber com qual tipo de vírus estou enfrentado para tratar com o antídoto correto.

Neste post vou abordar os mais comuns, mas convido a participar nos comentários e postar o vírus que você tem e tentaremos te ajudar dando dicas objetivas de como eliminar o vírus e voltar a a ter segurança e o bom desempenho do PC.

 

A primeira dica é essa, na tentativa de resolver o problema você termina colocando mais softwares maliciosos no seu computador. Sabendo isso somente instalar softwares de fontes confiáveis. As soluções propostas mais abaixo estão livres desse tipo de enganação.

AdwCleaner – Removendo Toolbars e programas indesejados

 

 

Se seu computador abre janelas do navegador sozinho, muda o site inicial, ou tem aquelas toolbars  no canto superior do seu navegador, esta é a ferramenta correta para remover este tipo de programa.

Ele é muito simples de utilizar, basta fazer o download, executar e limpar. Apenas 3 passos,  rápido e eficiente.

Dica: sempre execute sem ter o navegador ou programas abertos.

Combofix – Removendo Malware

 

 

O Combofix já salvou muita gente, ou melhor dito muitos PCs ? . O único problema dele é que roda a partir do windows Xp até o Windows 8. Se Você ainda tem um destes sistemas e tem problemas com vírus, não deixe de rodar ele. Este combo é muito eficaz para aqueles vírus mais resistentes.

 

Antivírus para o PC e Smartphone

Praticamente todos os fabricantes de antivírus tem solução tanto para PC quanto para Smartphone (Android e iOS)

Os melhores avaliados são: Avast, AVG, Bitdefender e Kaspersky.

Tem soluções  gratuitas e pagas, o que não gosto destes produtos free, além de serem bastante limitados é que tem propaganda e ainda instalam aplicativos adicionais ofertando a versão premium para aumentar o desempenho do PC e Smartphone. Minha dica é que na instalação escolha opção customizada e remova os aplicativos adicionais.

Também existe a versão completa para testes “trial de 30 dias”. Se o objetivo é remover o vírus, instale esta versão ao invés da Free. Resolva os problemas e logo instale o básico da Microsoft ou os gratuitos mencionados anteriormente.

Claro que se puder investir, recomendo a compra. Kaspersky e Bitdefender geralmente tem boas ofertas para uso doméstico.

Se for para os computadores da empresa não deixe de consultar um de nossos especialistas que poderá oferecer uma proteção completa e gerenciada ou que melhor atenda sua necessidade.

Links para downloads de antivírus gratuitos:

AVG,
Avast,
BitDefender e
Microsoft Security Essentials

O BitDefender tem algumas ferramentas extras e antivírus grátis para o smartphone.

Aqui você pode escanear online porém, é mais lento. Às vezes, dependendo do vírus não consegue instalar o antivírus no PC e termina sendo bastante útil nesta situação.  Segue o  link http://www.bitdefender.com.br/solutions/free.html

Após identificar o vírus,  você pode baixar o removedor específico para o vírus encontrado neste outro link http://www.bitdefender.com.br/free-virus-removal/

Com o tempo vamos aumentando esta mesma pagina com mais soluções encontradas ou até comentadas mais abaixo.