Equilibrar o orçamento de TI é algo bem delicado. É preciso fazer uma lista de prioridades de acordo com as necessidades da organização e garantir que os recursos são usados de maneira inteligente. Por isso, o modelo de licenciamento por assinatura pode acabar sendo muito vantajoso para a empresa, permitindo manejar os custos de forma mais fácil. Confira, portanto, 4 vantagens que licenciar o software Microsoft através de assinatura traz para as empresas.
O que é licenciamento por assinatura?

 

Antes de mais nada, entenda o que é o licenciamento por assinatura.

Na forma mais tradicional, a licença do software era comprada por um período determinado de tempo. Com o novo modelo, é feita uma assinatura com pagamento mensal, que permite usar a versão mais nova, com todo o suporte e com escalabilidade necessária para atender o negócio.

Um bom exemplo, é o Pacote Office. Ao invés de comprar todo o pacote uma única vez, sua empresa pode pagar mensalmente pelo modelo de assinatura que faz mais sentido para ela.

Este modelo, traz grandes benefícios.

 

1 – A solução se encaixa no seu orçamento

Especialmente em tempos de crise e com a necessidade de implementar inúmeras soluções nas empresas, os setores de TI precisam gerenciar muito bem as soluções. Por isso, a assinatura do software acaba sendo uma opção financeiramente vantajosa.

O custo é menor que uma compra e é mais vantajoso também para a empresa que o vende, pois ela tem uma renda recorrente. E como o modelo é por assinatura, a provedora do serviço é mais incentivada a mantê-lo operando da melhor forma possível, de modo a reter os clientes.

 

2 – Atualizações e manutenções constantes

Isso fica claro na quantidade de atualizações e manutenções constantes que são feitas dentro do sistema ou do pacote. Com isso, você tem todo o suporte de uma grande empresa como a Microsoft e a aplicação dos recursos da mesma em entregar um produto que seja sempre topo de linha, sem a necessidade de trocá-lo constantemente.

 

3 – Escalabilidade e flexibilidade

Digamos que você contrate um serviço que se adeque muito bem as necessidades atuais da sua empresa. Porém, com a evolução dos negócios, um determinado pacote Office não é mais tão interessante, e você precisa que ele tenha um escopo maior. Com a assinatura, basta negociar o plano e o novo valor, para que você tenha a solução ideal para o sua demanda.

Isso é ainda mais interessante quando a demanda é específica ou passageira. Precisa de um escopo maior apenas para a duração de certo projeto ou por um determinado período? Negocie o novo valor e volte ao normal quando quiser.

 

4 – Permite um contato com a Microsoft

A Microsoft é uma das empresas mais valiosas do mundo e isso não é à toa. Seus produtos e serviços são de muita qualidade e a sua visão de mercado resulta em muita inovação. Por isso, ao fazer o licenciamento por assinatura de seus produtos, você tem um canal de comunicação direto com a empresa, podendo aproveitar os seus insights e tirar qualquer dúvida que possa surgir. Além disso, é uma marca que é garantia de qualidade.

Portanto, fazer o licenciamento de produtos Microsoft por assinatura traz enormes vantagens do ponto de vista estratégico e financeiro.

E se quiser conferir outros artigos que irão ajudar a melhorar o setor de TI da sua empresa, acesse o nosso blog!