Quando ingressamos nossa empresa no mundo técnico, temos algumas decisões importantes que devemos tomar antes mesmo de aquirir qualquer tipo de serviço ou equipamento. Quais são estas decisões?

Decidir se sua empresa se responsabilizará pela Infra ou não, contratação de técnicos e profissionais da área para manteção dos serviços, investir em segurança de informação, redundâncias e planos para Disaster Recovery, sim meu caro amigo, não é fácil. Para o usuário final, o importante é que o sistema ou os arquivos estejam na telinha do computador.

Pensando fortemente nas empresas, foi que houve um gigante crescimento de abertura e expansão de Data Centers.

Mas afinal, o que são Data Centers?

Fique tranquilo, irei te explicar. 🙂

Basicamente, são Centros de Processamento de dados, locais onde e se concentram sistemas computacionais de uma ou mais empresas.

Eles hospedam sistema de telecomunicações ou armazenamento de dados, além de fornecerem eletricidade e geradores suficiente para os equipamentos, links de internet dedicada, sistemas de refrigeração, e alguns chegam até a oferecerem firewall de borda, evitando-se assim ataques cibernéticos, como o famoso e tão temido DDOS.

Além das características citadas acima, são extremamente seguros fisicamente por possuírem segurança anti incêndio e controle de acesso avançado, contra eventuais tentativas de entradas não autorizadas.

São Paulo e a crescente expansão em Data Centers

São Paulo, especialmente na Região Oeste, é uma área com crescimento acelerado em relação aos demais estados brasileiros, tanto que os maiores Data Centers do mundo estão instalado na Grande São Paulo.

Como é o caso da Equinix, que fornece serviços de Collocation em seus Data Centers ao redor do mundo.

equinix data center

Em 2017, ela colocou em funcionamento seu maior Data Center na América Latina, que fica em Santana de Parnaíba.

Outra empresa com data Center em Santana de Parnaíba é a Vivo Empresas, vizinha da Equinix, que investiu mais de R$ 125 milhões para aumentar a área.

Ainda em 2017, também foi o ano de reformulação da Bolsa de Valores Brasileira. O sistema de negociação da BM&FBOVESPA começou a funcionar no novo Data Center da Bolsa, localizado também em Santana de Parnaíba.

Esses são apenas alguns dos Data Centers instalados na Região Oeste da Grande São Paulo. Outros como o da OData, UOL Diveo também se encontram próximos.

Em 2018 foi a vez da gigante californiana, OpenDNS da Cisco, colocar um de seus servidores aqui em nosso país. Muitos de seus servidores encontra-se instalados dentro do Data Center da Equinix.

Como se beneficiar com essas empresas?

Dentro dessas empresas, existe um termo comumente falado, chamado Colocation. Mas o que seria isso?

Essas empresas que foram citadas anteriormente, oferecem todo o ambiente em perfeitas condições para que você possa colocar o seu hardware (servidores) dentro do local. Resumidamente, em um Colocation, você poderá usufruir de todos os benefícios que sua empresa, talvez, não conseguiria adquirir para si própria, inclusive com funcionamento 24/7 sem interrupções.

Neste caso, você apenas contraria o espaço com a Equinix, por exemplo, e instalaria o seu servidor. Tão simples, não é?

Mas há um porém! E se o seu servidor parar de funcionar?

Quando se contrata o serviço de Colocation, a empresa contratada não prestará o serviço de Suporte Técnico em seu equipamento. Neste caso, você teria que se deslocar até o Data Center e acessar o servidor fisicamente.

Que chato isso, né?! Já parou para pensar se sua empresa fica localizada no Rio de Janeiro, e de repente o seu E-commerce, Sistema ou até mesmo site deixa de funcionar? Sim, você terá que se deslocar do Rio até Sampa.

E é pensando nesse grande problema, que a MDF, há mais de 15 anos no mercado de Soluções Tecnológica, oferece o “Suporte e Monitoramento Presencial” em seu servidor. Dessa forma, o seu serviço não correrá o risco de ficar horas ou até dias inoperante, e contará com profissionais altamente qualificados. Que demais, né?!

Se quiser saber mais sobre isso, vá até o nosso site e nos chame no Chat. 😉

Considerações finais

Viu como é importante decidir onde e como ficará sua infra? Você pode montar o seu próprio ambiente e ter que arcar com gastos exorbitantes com folha de funcionário, luz, água, ar-condicionado, internet, equipamentos, ou simplesmente poderá deixar nas mãos de quem realmente já está no ramo há anos.

Existem outras soluções para pequenas e médias empresas que dispensam o uso de equipamentos para colocar sua solução no ar. Para essa e outras dúvidas, fale conosco.

Talvez seja um cafezinho ou um call por Skype para resolver todos os problemas de sua empresa?

 

Aproveite e leia também sobre:

Conheça os perigos de não ter um suporte de TI

Por que investir em um contrato de backup?

Veja porque porque sua empresa precisa investir em Mídias Sociais