Outsourcing de TI é o ato de usar provedores de serviços externos para fornecer soluções de infraestrutura, processos de negócios e habitabilidades de TI para resultados comerciais.

A terceirização, que também inclui serviços de utilidade, software como serviço e terceirização habilitada para a nuvem, ajuda os clientes a desenvolver estratégias e selecionar os provedores de serviços de TI adequados.

Os tipos de Outsourcing de TI

Há 3 tipos de Outsourcing de TI: Offshore, Onshore e Nearshore.

Offshore

O Outsourcing Offshore, aloca a infraestrutura e os processos de TI em países em desenvolvimento, como Índia, Malásia e China. Os grandes obstáculos são as fronteiras culturais e linguísticas, que acabam atrapalhando na comunicação.

Frente a isso, a Índia se tornou o maior destino para a instalação de empresas de Outsourcing, isso se deve ao fato da maioria da população ser fluente em inglês e o país ser destaque na produção industrial de tecnologia.

Hoje o Brasil aparece um 4º lugar, como país mais buscado para Outsourcing de TI.

Onshore

Atualmente no Outsourcing Onshore, as empresas contratadas ficam no mesmo país da empresa contratante. Isso minimiza choques culturais e linguísticos.

Nearshore

Por outro lado já no Nearshore, as empresas contratadas são situadas em países próximos que possuam mesmo idioma e fuso horário, além de cultura semelhantes.

Vantagens do Outsourcing de TI

Gestão correta dos sistemas e correção de falhas

Os recursos tecnológicos são a base de muitos processos corporativos. Portanto caso haja alguma falha ou problema, ter uma equipe de TI especializada reduzirá perda de tempo e dinheiro.

As falhas geram indisponibilidade de serviços, e compromete além d produtividade dos colaboradores, causa também atrasos e consequentemente perda de dinheiro.

Controlar o Orçamento

Para gestores que não possuem tecnologia como core business, planejar e investir em ativos de TI não é uma missão fácil. Logo, deixar a manutenção com uma empresa especializada, ajudará a reduzir custos e controlar gastos.

Manter equipamentos e sistemas atualizados

Uma empresa que possui equipamentos antigos e sistemas desatualizados, com certeza terá a segurança, produtividade e qualidade comprometida.

Terceirizar essa área fará com que a empresa contratada cuide desses assuntos, atualizando e oferecendo equipamentos de qualidade a um ótimo custo.

Porque contratar um serviço de Outsourcing?

1º Porque a demanda atual é por rotina moderna;

2º Porque sempre existe a necessidade de reduzir vustos;

3º Porque acima de tudo existe dificuldade em gerenciar a área de TI;

4º Porque é cada vez mais notória a necessidade de se ter uma área de TI.

Como escolher uma empresa de Outsourcing?

  • Analise quem são os clientes e o nível de satisfação deles;
  • Verifique as certificações de empresa;
  • Crie um bom SLA;

Você está pronto para Terceirizar sua Equipe de TI?