Os dois padrões de cabo de rede disponíveis no mercado são o Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. O primeiro sendo o mais antigo, facilita ao usuário, encontrar dispositivos que tenham suporte.

Já o Gigabit Ethernet, é mais recente, o que dificulta encontrar equipamentos que tenham suporte a ele.

Confira como funcionam as tecnologias Cabo Fast Ethernet e Gigabit Ethernet

Fast Ethernet

A rede Fast Ethernet, também chamada de 10/100, oferece a transferência de dados em taxas de até 100 MB/s. Esse tipo de cabo é compatível com qualquer aparelho de rede disponível no mercado.

Porém a velocidade baixa de transmissão, provoca percepção de lentidão entre os usuários. Principalmente se utilizado para a transferência de serviços mais pesados como o streaming.

O principal benefício de utiliza o Fast Ethernet, além da facilidade em encontrar equipamentos, é o preço. Isso porque os aparelhos e cabos com suporte a essa tecnologia são mais baratos.

Um roteador com porta compatível Gigabit Ethernet custa em média 4 vezes mais do que um com entradas Fast Ethernet.

Além dos benefícios descritos acima, o padrão 10/100 é facilmente instalado e não precisa de procedimentos mais elaborados de configuração.

Gigabit Ethernet

Criado no final da década de 90, o padrão Gigabit Ethernet (10/100/1000) é o padrão de rede mais recente. Com a promessa de até 1 Gb/s, ou seja, 10 vezes maior do que o antecessor.

Vale salientar que esses valores são teóricos. Levando em conta redes com ótimas instalações, equipamentos adequados e configurações bem-feitas, esse padrão registra velocidade de 900 Mb/s.

As desvantagens ficam por conta dos valores mais altos. As redes Gigabit Ethernet exigem dispositivos compatíveis nas duas portas de rede, além da configuração complexa.

Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet?

Caso você conte com uma conexão via fibra óptica com velocidades maiores do que 100 Mb/s, utilizar dispositivos Fast Ethernet pode acarretar gargalos e comprometer o uso da rede.

Para empresas

Ase a sua rede é utilizada para transferência de arquivos entre computadores como é feito em empresas, não a há dúvida quanto a escolha do padrão Gigabit, pois o Fast com certeza irá causar lentidão.