A análise de dados tem sido cada vez mais importante para o sucesso, sendo você um pequeno empresário ou uma grande indústria. Para que a sua empresa se destaque e deixe a concorrência para trás, é necessário reunir e analisar informações sobre clientes e o mercado como um todo. Sendo assim, em diversos aspectos, fazer o gerenciamento de dados de forma inteligente é absolutamente essencial para o sucesso dos negócios e para atingir um nível sustentável de crescimento.

Pensando nisso, ao longo deste post, vamos abordar justamente a importância de fazer um gerenciamento de dados corretamente para facilitar o acesso e garantir a segurança das informações da empresa. Além disso, abordaremos os dados na nuvem e a relevância de se ter uma equipe especializada cuidando dessas atividades. Boa leitura!

 

O que é gerenciamento de dados e qual a sua importância

Se pudermos resumir em uma palavra o que é gerenciamento de dados, podemos definir como Organização. Esse processo é baseado em coletar, validar, armazenar e garantir a segurança dos dados para poderem ser transformados, de fato, em informações úteis. Decisões importantes fundamentadas em dados crus pode ser muito perigoso, por isso deve-se ir além e analisar cada detalhe da base de dados para qualificar o processo de tomada de decisões, que não deve ser realizado de maneira precipitada.

Quando todas as informações das quais você precisa estão bem organizadas e devidamente armazenadas, de forma integrada e ordenada, arquivos como projetos, balanços financeiros, prospecções de vendas e outros documentos importantes são encontrados com maior facilidade no sistema toda vez que você precisar analisá-los.

Agora que você sabe a importância de um gerenciamento de dados bem-feito, descubra:

 

Quais são os riscos quando não realizo o gerenciamento de dados de forma eficiente?

A segurança de dados é um ponto de extrema importância para qualquer organização. Quando a proteção das informações é abalada, seja no caso de um vazamento, seja diante de um roubo de dados, o próprio futuro do negócio fica comprometido.

É inevitável que, para fazer bons negócios e sustentar o crescimento, a empresa tenha a internet como uma ferramenta de trabalho no dia a dia. Entretanto, quem está sempre conectado também está em constante risco de perder seus dados, por diversos motivos.

A seguir, elencamos algumas das principais ameaças à segurança da informação, passíveis de ocorrerem quando não há um adequado gerenciamento de dados. Confira:

1. Ciber ataques

Infelizmente, toda e qualquer empresa está sujeita aos ataques de pessoas de má-fé e cibercriminosos em geral. Entre outras possibilidades, eles podem invadir a rede da sua organização, prejudicando a integridade dos dados. Outra ação maléfica causada por esses criminosos é o envio de vírus, que podem danificar por completo os seus softwares.

2. Configurações de segurança desatualizadas

Existem diversas soluções em sistemas de dados que possibilitam a personalização de medidas de segurança e restrição de acessos por nível de usuário, a fim de proteger sua estrutura de dados e permitir que só usuários autorizados acessem determinadas pastas e arquivos importantes.

Porém, infelizmente muitas empresas simplesmente não se aproveitam dessa funcionalidade, ficando mais vulneráveis a problemas e falhas de segurança.

3. Desastres

Em 2017, em um dos mais graves atentados cibernéticos mundiais, o ransonware WannaCry fez milhares de vítimas em mais de 150 países, entre pequenos negócios a grandes corporações. O ransonware é um tipo de vírus que sequestra os dados de um computador ou notebook e não libera o acesso a eles até que um resgate seja pago.

Nesse sentido, se uma empresa não conta com um programa de recuperação de desastres, por meio do qual ela se prepara para catástrofes como desastres naturais, falha humana (acidental ou não), ataques cibernéticos, quebra de equipamentos, entre outros, os dados gerados no decorrer das atividades são perdidos.

 

Como efetuar um gerenciamento de dados eficiente?

Para auxiliar você a garantir a segurança das informações de sua empresa, a seguir, listamos excelentes dicas para garantir a eficiência do gerenciamento de dados.

Faça backups periodicamente

Diversas empresas adotam uma periodicidade mensal (ou maior) para seus backups. Entretanto, considere a imensa quantidade de dados que são gerados e processados durante esse tempo: o mais adequado é realizar backups diários, ao final de cada jornada de trabalho. Isso pode ser feito de forma programada, sem que você precise executar o processo manualmente todos os dias.

Gerencie seus dados na nuvem

O uso da cloud computing tem se tornado uma tendência cada vez mais presente no mercado. A praticidade e o dinamismo que essa tecnologia oferece vem beneficiando empresas de todos os portes e segmentos.

De fato, é compreensível que muitas empresas julguem necessário ter alguma forma de backup físico (como alternativa e uma segunda opção de garantia), porém, além de dispensar o uso de aparelhos físicos (como HDs), o backup na nuvem realmente garante a preservação e integridade dos dados.

Outro elemento essencial que é proporcionado pelo gerenciamento de dados na nuvem é a disponibilização de modo mais fácil, dinâmico e rápido das informações, inclusive, para um número mais amplo de pessoas se necessário. Compartilhar informações entre todas as pessoas na empresa e agentes externos, fica mais simples com os dados disponibilizados na nuvem. O tempo que se ganha com o uso da tecnologia em nuvem é gigantesco. Com as informações sincronizadas e acessíveis praticamente de modo instantâneo, agiliza-se o fluxo de atividades, otimizando o tempo.

Pensando nessa solução, a Microsoft desenvolveu o Office 365, que permite o gerenciamento e trabalho colaborativo de arquivos na nuvem de forma altamente produtiva, além de diversas outras features muito úteis para o dia a dia. [Baixe aqui o E-book gratuito do Office 365].

Implemente ferramentas de monitoramento e controle

As ferramentas para monitoramento e controle serão, de fato, muito úteis para averiguar as suspeitas de ataques ou vazamentos e, além disso, reforçar o sigilo interno, ou seja, garantir que as pessoas só tenham disponibilidade às informações de acordo com seu nível de autorização de acesso.

Contrate uma empresa especializada para um gerenciamento de dados seguro e eficiente

É altamente recomendado contar com uma equipe devidamente qualificada e experiente para lidar com a segurança da informação e gerenciamento de dados da sua organização. Sabemos que manter uma equipe interna pode representar um alto custo, por isso contratar uma Consultoria de TI pode ser uma solução bastante viável.