Home Office quer dizer escritório em casa e é uma nova modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.

Para trabalhar home office você precisa de:

  • Um notebook;
  • Ótima conexão com a internet.

Neste guia, vamos mostrar detalhadamente características sobre trabalho home office e por onde você pode começar.

Trabalho Home Office – Guia Prático 2020

Entenda o contexto do Home Office

Aplicativos de mensagens, tanto pessoal (Skype, Messenger e Whatsapp) como empresarial (Slack e Google Hangouts) e do Cloud Computing (Dropbox e Gsuite) transformaram o modo como as pessoas se comunicam, compartilham informações e executam seu trabalho.

Esse foi o empurrão que faltava para o Home Officese consolidar.

Hoje em dia, essas ferramentas, baseadas no conceito de Computação em Nuvem, permitem que você armazene e compartilhe na web os mais variados tipos de arquivos, desde textos, imagens, áudio, vídeo e planilhas.

Nesse contexto, qualquer trabalho que exija apenas um computador e uma boa conexão na internet, pode ter as suas ações e tarefas executadas na modalidade do Home Office.

As profissões que se destacam em trabalho remoto são de áreas como publicidade, design, jornalismo, fotografia e linguagem de programação.

O que é Home Office?

Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso.

Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório.

Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas. Tais lugares podem ser de casa, um coffee shop, o saguão de um hotel, um aeroporto, um parque por exemplo ou um coworking.

E o Que é Coworking?

O coworking compreende um ambiente destinado a reunir em um único local vários profissionais que atuam remotamente ou no regime de Home Office.

Neste ambiente você vai ter um espaço para exercer as suas atividades e até, quem sabe, ampliar os seus contatos profissionais.

Por Que o Trabalho Home Office?

Atualmente algumas empresas incentivam os seus funcionários a trabalharem no modo Home Office. As razões para isso envolvem não apenas menos gastos com transporte, alimentação e infraestrutura, mas também o aumento na produtividade e qualidade de vida do colaborador.

A Owl Labs conduziu uma pesquisa entrevistando 3.028 empregados pelo mundo. Eles identificaram que o aumento da produtividade e foco é a principal razão pela qual os respondentes escolheram o trabalho remoto. A mesma informação é confirmada por outra pesquisa com 2.009 trabalhadores feita pelo State of Workplace Productivity.

pesquisa home office
Fonte: SurePayroll.com

Segundo pesquisa da SAP, em 2018 o número de Home Officers em todo o mundo correspondia a 32,5% dos profissionais. Em 2019 esse número aumentou para 35%. Quando o assunto é Brasil, a cidade de São Paulo é uma das maiores concentrações de Home Officers.

Como Funciona o Trabalho em Casa?

Home Office não é uma modalidade acessível para todos os profissionais. É mais indicado para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.

Se você busca por trabalho home office, prepare-se para encontrar algumas características que podem mudar de empresa para empresa:

100% Remoto: não será necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.

Home Office Híbrido: Empresas que oferecem opções remoto e/ou também no escritório.

Aqui na Hostinger há opções para trabalho totalmente remoto para pessoas que moram em outras cidades e também vagas para o escritório em Florianópolis. Temos vagas abertas para Customer Success.

Vantagens e Desvantagens de Home Office

Veja quais os prós e contras do trabalho home office.

Vantagens

  • Economia: você economiza com transporte e alimentação.
  • Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
  • Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
  • Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Desvantagens

  • Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.
  • Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.
  • Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso. Aqui vão algumas dicas:

infografico sobre tempo no trabalho home office

3 Dicas para Trabalhar Home Office

Veja algumas dicas para você que quer trabalhar home office:

1. Invista em um Ambiente Adequado

Procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de saúde.

Se não existir nenhuma possibilidade na sua própria casa, procure na sua cidade um espaço de coworking. Na maioria das vezes essa escolha vale muito a pena.

2. Garanta uma Conexão Estável

A web é o motor que move várias profissões atualmente. Inclusive, ela é um dos fatores que permitiu a difusão do Home Office. Por isso, tenha um plano de internet capaz de suprir todas as suas necessidades.

Invista em equipamentos de qualidade, um bom notebook ou desktop, boa impressora, se for preciso para o seu trabalho.

3. Crie uma Rotina e Mantenha sua Organização

Estipule uma rotina e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem, isso vale também para Home Office. A organização evita problemas e melhora ainda mais o seu rendimento.

Atualmente, algumas ferramentas online relacionadas a produtividade, como o Gsuite, facilitam muito o gerenciamento do seu tempo e ajudam a organizar melhor o seu trabalho.

Se precisar de uma empresa de tecnologia para te ajudar a se conectar com seus funcionários Home Office ou com seus sistemas. Fale conosco da MDF Technology, estamos com funcionários prontos para te dar o suporte remoto que você precisa.