Há pouco mais de 50 anos, em setembro de 1956, a IBM colocava no mercado o primeiro computador com disco rígido de 5MB (isso mesmo: cinco megabytes) de memória. Na foto a cima o HD é descarregado de um avião cargueiro.

Para a época isso foi considerado um feito, apesar das dimensões da extraordinária máquina: só o disco rígido pesava nada menos que uma tonelada.

Ele era parte integrante do computador IBM 305 RAMAC e na verdade não eram 5MB e sim 4,7MB, pois trabalhava com caracteres de 7bits e não 8bits, como é hoje.

A IBM alugava essa estonteante capacidade de armazenamento para a época aos interessados por nada menos que 36 mil dólares anuais, isso a valores de 1956. Esse valor nos dias atuais equivale à 337 mil doláres.

O armazenamento em disco do Ramac 350 tinha possuia 50 discos de 24 polegadas dentro de um gabinete, a soma desses 50 disco é que alcançava a capacidade de armazenar até 5 MB de dados.

Interessante, também é que o braço de “acesso aleatório” do 350 RAMAC poderia recuperar dados armazenados em qualquer um dos 50 discos giratórios em menos de um segundo. Este fato era uma “tremenda” inovação para a época.