28

jul 2021

O que é RAID 10

Nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais comum a utilização de servidores RAID fora de ambientes corporativos. Isso porque, apesar de existirem configurações de servidores mais complexas no mercado e que atendem, principalmente, as grandes corporações, o RAID 1 e RAID 10, por exemplo, trazem muitos benefícios aos usuários home e o principal deles é o espelhamento das informações.

A utilização de servidores em ambientes domésticos se dá principalmente quando o volume de dados a ser armazenado ultrapassa a capacidade de um computador regular ou quando há a necessidade de os dados serem acessados por mais pessoas.

O que é e como funciona o RAID 10

Essa configuração é uma das mais usadas atualmente devido a sua velocidade e segurança. A velocidade é proveniente da camada do RAID 0 e a segurança da camada do RAID 1 (espelho). Aqui, são necessários, pelo menos, 4 HDs.

Essa configuração é feita através de hardware, no caso, o que chamamos de CONTROLADORA RAID e seu gerenciamento é feito através do gerenciador da controladora, sendo este software gerenciador fornecido pelo próprio fabricante.

A configuração do RAID 10 acontece por camadas, sendo criado primeiro o volume em RAID 1 (2 conjuntos) e, posteriormente, na segunda camada, esses 2 volumes RAID 1 (espelho) são unidos pelo RAID 0 (striping).

Existem outras configurações de RAID com espelhamento, como RAID 51 e RAID 61. Estes, são bem raros, já que na maioria das situações o RAID 10 atende a demanda de forma satisfatória, podendo recuperar dados degradados.

 

Fonte: https://www.profissionaisti.com.br/raid-10-significado-como-funciona/