Suporte de TI é uma gama de serviços prestados com o objetivo de fornecer assistência a uma infraestrutura tecnológica. Tem a responsabilidade de garantir o funcionamento de ferramentas, servidores, máquinas/equipamentos e sistemas de TI de uma empresa.

Ele também deve fornecer auxílio para a implementação de processos seguros que garantam a proteção de dados, construindo métodos para melhores práticas de uso dessas ferramentas e soluções.

QUAIS PROBLEMAS AS EMPRESAS ENFRENTAM SEM SUPORTE DE TI?

Não há como negar que os avanços tecnológicos trouxeram inúmeras possibilidades para as empresas otimizarem os seus processos, aumentarem suas capacidades produtivas e, consequentemente, serem muito mais competitivas no mercado. Entretanto, para toda empresa que investe ou planeja investir em tecnologia e não quer ficar no prejuízo, faz-se necessário o auxílio de uma equipe de suporte de TI com profissionais especializados.

“Ah, mas a minha empresa quer crescer e não disponibiliza de recursos para gastar com ferramentas tecnológicas e um suporte”. Então, vamos imaginar este cenário: segunda-feira de manhã e você descobre que seu servidor de rede está completamente “morto”. Nenhum funcionário está conseguindo acessar seus e-mails, arquivos ou os dados de clientes, tarefas cruciais para executar a rotina de trabalho na empresa. Seus colaboradores estão em suas mesas. Alguns tentando achar um meio de trabalhar. Outros tentando encontrar um técnico freelancer que consiga ir até a empresa resolver o problema. A maioria, porém, está aproveitando o tempo sem trabalho. Só nessa “brincadeira”, horas de trabalho – e muito dinheiro – já foram desperdiçados.

Demos um exemplo rápido do que acontece em uma empresa que não tem serviço de suporte técnico contratado. É como não ter um plano de saúde – você pode precisar esperar bastante tempo para se consultar com um médico, e , quando conseguir, talvez não resolva o problema com a devida qualidade. Ter um suporte de TI é prevenir que o seu negócio não seja prejudicado devido a um problema com um equipamento ou software da empresa. Muito pior que isso, já imaginou se a empresa sofrer um ataque cibernético? O fato é que, hoje em dia, os ambientes corporativos estão cada vez mais vulneráveis a invasões de hackers e o time de suporte é uma peça fundamental para evitar que informações importantes sejam furtadas ou apagadas.

Por isso, entendam a importância em contratar suporte de T.I, pensem não somente com gastos e sim que isso será um investimento para sua empresa.

Fonte: https://www.penso.com.br/o-que-e-suporte-de-ti