O mercado está a cada dia mais concorrido exigindo que as empresas adotem soluções inteligentes, que as façam se tornar mais eficientes e competitivas. A título de informação, de acordo com um levantamento feito pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o número de empreendedores no Brasil mais que triplicou nos últimos 10 anos (tomando com base o ano de 2017): passando de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões, em 2017.

Nesse sentido, uma solução que vem se destacando no mercado e fazendo com que as empresas fiquem mais competitivas é o backup em nuvem. Se ainda não conhece, acompanhe a leitura e saiba não só o que é, mas por que é importante investir nessa solução!

 

O que é o backup em nuvem?

O backup em nuvem é uma solução moderna que permite que as empresas guardem seus documentos críticos em um sistema digital baseado na nuvem. Dito de modo prático, para que assim visualize melhor: no lugar de salvar documentos em locais como pendrive e HD externo, o backup em nuvem fornece a você a habilidade de fazer esse processo automaticamente e com segurança. Nele, pode-se realizar o backup de arquivos, aplicativos, servidores e máquinas virtuais.

Vale salientar que backup em nuvem não é a mesma coisa que armazenamento em nuvem. No primeiro caso, o processo se dá de modo automático e gira em torno de um aplicativo local, o qual executa um cronograma de backup em nuvem várias vezes ao dia. Em outras palavras, o aplicativo coleta, criptografa e transfere dados para o provedor de serviços. No segundo caso, é preciso realizar o procedimento de forma manual, ou seja, é o usuário que tem que subir os arquivos. Um bom exemplo, nesse sentido, é o Google Drive.

Geralmente, ao se utilizar o backup em nuvem, os dados originais permanecem no local de origem. Ao fazer um backup em nuvem cria-se um armazenamento secundário. É maneira de garantir maior segurança aos dados e a continuidade dos serviços de uma empresa.

 

Vantagens do backup em nuvem

O backup em nuvem oferece, sem dúvida, diversas vantagens a uma empresa. A seguir, veja as principais:

 

Maior segurança para os dados

Diferentemente de um servidor físico, o qual pode sofrer influência de fatores externos, como incêndio, pane elétrica, chuva torrencial e até mesmo terremoto – podendo assim afetar a segurança dos dados de uma empresa – o backup em nuvem não passa por esses problemas. Isso porque, o backup dos dados fica na nuvem. Portanto, se algo acontece, as informações de sua empresa ficam preservadas, íntegras.

 

Dados coletados de modo automático

Outro benefício, do qual já falamos, mas vale a pena enfatizar, é o fato de que o backup em nuvem é uma solução que permite que os dados de sua empresa sejam automaticamente coletados para o espaço em nuvem, de maneira que assim não precise estar fazendo essa tarefa de forma manual, o que pode demandar tempo. E qual empresário deseja perder o seu tempo?

 

Ótima relação de custo-benefício

Por fim, podemos dizer que o backup em nuvem é uma das melhores opções, no que diz respeito à relação custo-benefício. É um serviço com excelente custo beneficio, seguro e que oferece amplo espaço para que a empresa possa desenvolver seus serviços, ações ou operações de maneira eficiente, econômica e produtiva e não corra perigo de perder dados.

E então, o que está esperando para investir nessa incrível solução? O backup em nuvem é a tendência do momento. Invista nele e dê um passo rumo ao futuro. Para ficar por dentro de outros conteúdos como esse, acesse nosso blog! Lá, você pode encontrar artigos relevantes e capazes de facilitar bastante o dia a dia de sua empresa.