Toda empresa quer economizar. Afinal, cortar os gastos é algo que pode aumentar os lucros. Porém, algumas formas de cortar os custos podem ser muito prejudiciais e trazer grandes prejuízos para os negócios, especialmente no longo prazo. Com isso em mente, confira porque usar um software original é tão importante para a sua empresa.

 

É um investimento que vale a pena

Sim, o software original custa dinheiro. E primeiramente, existe o aspecto ético da questão. Se alguém está usando um software que é um produto do trabalho de outra empresa, ela deve ser recompensada por isso.

Porém, pode ser tentador usar um software pirata e economizar no curto prazo. O problema é que isso pode ser extremamente arriscado, tanto no curto, quanto no médio ou longo prazo.

 

A garantia de um bom desempenho

Imagine que uma pessoa comprou um software pirata e ele não funciona exatamente da forma que foi esperado. Pode ser que tenha ocorrido algum bug ou incompatibilidade durante o processo de instalação. O que a pessoa pode fazer?

Nesta situação, não existe nenhum recurso à sua disposição. Já o software original, conta com um suporte ativo durante todo o processo de licenciamento, garantindo que qualquer problema que você tenha com o produto seja corrigido imediatamente e sem nenhum custo adicional.

Mesmo em casos menos graves, o suporte permite tirar dúvidas e até mesmo fazer sugestões de como usar o produto da melhor forma possível. Só isso, já acaba com a vantagem do custo mais baixo do pirata, já que um bom suporte não tem preço.

 

O software pode crescer com a empresa

Agora, pense em uma situação em que uma empresa comprou um software que a serviu muito bem. Mas os negócios, felizmente, cresceram e é necessária uma nova solução que seja mais adaptada à nova realidade. Com software pirata, a única solução é jogar o antigo fora e comprar um novo.

Com o original existem mais opções, pois eles apresentam escalabilidade. Ou seja, novas funções podem ser adicionadas ao software de acordo com a necessidade do cliente. É sempre possível marcar uma reunião e conversar com o provedor do serviço para que ambos possam encontrar a solução ideal para a empresa.

 

As atualizações constantes

Existem, ainda, os aprimoramentos que a própria provedora do software faz. Estes produtos sofrem atualizações constantes, para melhorar o seu desempenho, corrigindo erros e agregando inovações para facilitar a vida do cliente.

 

Segurança da informação

Por fim, o principal ponto é que os softwares originais trazem muito mais segurança da informação para a organização. Os produtos piratas são muito mais expostos a vírus e outras formas de ataque, além de não serem atualizados com as ferramentas mais sofisticadas de proteção. Portanto, ao usar um software não original, sua empresa está exposta a inúmeros ataques.

E esta preocupação tende a ser ainda maior com a implementação da LGPD. Segundo a nova lei, dados de clientes vazados são total responsabilidade da empresa, que deve colocar os melhores meios para garantir a segurança de seu ambiente digital. Usar um software pirata certamente não se encaixa nesta definição. Isso, sem falar nos danos para a imagem da marca.

Por todos estes motivos, usar um software original é vital para qualquer empresa. Ele aumenta a produtividade, traz mais segurança e ainda ajuda a economizar. Portanto, se quiser outras dicas para ter um setor de TI bem estruturado, confira outros textos no nosso blog.