Qual categoria de cabo metálico devo usar no meu projeto de redes em edifícios comerciais?

Qual categoria de cabo metálico devo usar no meu projeto de redes em edifícios comerciais?

Fizemos um resumo sobre as categorias de cabos metálicos para facilitar a vida dos profissionais que estão com dúvidas sobre o assunto.

A norma brasileira de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers é a NBR 14565 e segunda ela, hoje, nós temos algumas opções conforme tabela abaixo:

Largura de Banda Utilização
Classe A 0.4 MHz Obsoleta
Classe B 4 MHz Obsoleta
Categoria 3 16 MHz Rede Ethernet 10BASE-T
Categoria 5e 100 MHz Rede Ethernet 100BASE-TX e 1000BASE-T
Categoria 6 250 MHz Rede Ethernet 10GBASE-T
Categoria 6A 500 MHz Rede Ethernet 10GBASE-T
Categoria 7 600 MHz Rede Ethernet 10GBASE-T
Categoria 7A 1GHz Rede Ethernet 10GBASE-T

Caso a tabela tenha ficado confusa para você, podemos resumir um pouco da seguinte maneira:

Os cabos classes A e B são obsoletos e não são mais utilizados para redes, ainda que sejam aceitos para telefonia analógica.

Já os cabos na categoria 3 são para uso em redes de 10Mbps, ou seja, redes bem lentas para os padrões atuais. Na verdade, a chance de se encontrar esses cabos para venda hoje é praticamente nula!

Já os cabos Categoria 5e (ou somente “Cat5e”) ainda são encontrados para venda e podem ser usados para redes de 100Mbps sem problemas. Em teoria, usando-se os quatro pares, esses cabos também podem ser usados em redes Gigabit, mas não é recomendável.

Caso seu projeto seja para uma rede Ethernet Gigabit, o melhor é utilizar cabo Categoria 6 ou Categoria 6A, esses são os cabos que mais estão sendo usados em redes corporativas hoje tanto pelo seu desempenho quanto pelo preço que vem caindo nos últimos anos.

Usando cabo Categoria 6 é possível transmitir na taxa de 10Gbps até 55m, já o cabo Categoria 6A pode ser usado para transmitir essa mesma taxa até 100m.

Cabos Categoria 7 e 7A ainda são para uso mais específico ou para deixar uma rede preparada para maiores taxas que serão utilizadas em um futuro próximo.

Conclusão: dentre as várias alternativas, hoje, as opções mais comuns para uso em prédios comerciais são os cabos Cat5e, Cat6 e Cat6A, sendo os dois últimos preparados para uma rede Gigabit.

Diego Garcia
Nenhum comentário

Postar um Comentário

Comentário
Nome
Email
Site