Roteador Wi-Fi Profissional para PME

 

Soluções de roteadores Wi-Fi profissionais são poucas as ofertas e não recomendados para mais de 15 ou 20 pessoas.

Pergunta: Como fazem as empresas que querem migrar da rede tradicional “Lan” para uma rede wi-fi corporativa?

R: O caminho correto é separar as funções, Roteador ou Firewall por um lado e a rede sem fio em outro fazendo o papel do Switch tradicional, estes dispositivos são chamados de Access Points.

A vantagem desta arquitetura é que alem de separar as funções e terem um desempenho melhor é possível colocar em lugares diferentes e estratégicos tendo uma cobertura maior. Se for roteador com wireless você teria duas redes caso tiver dois ambientes separados.

Mas como o assunto é roteador com wifi profissional  vou mencionar algumas opções interessantes.

SonicWall – Linha SOHO e a linha TZ300, ambos tem a opção de wifi integrado porem o soho somente suporta até 300mb(802.11N) já a partir do tz300 suporta a nova tecnologia AC com desempenho acima do gigabit.

Forigate – Linha 30E e 50E, o primeiro conta com wifi 802.11N e a partir do 50E já  conta com a tecnologia 802.11AC

Ambas opções são interessantes  para quem quer ter uma solução integrada. Estas soluções são conhecidas como UTM(Gerenciamento Unificado de Ameaças), alem das funções esperadas, conta com firewall completo, controle de conteúdo, antivírus e anti-spam.

Pergunta: e se tiver mais ambientes é possível expandir a rede wifi com estas soluções?

R: Sim, acrescentando access point do mesmo fabricante.

Porem em geral são independentes do wifi do roteador principal, e por isso e outros motivos como custo, é melhor separar as funções.

Para dar outro exemplo, a Cisco não tem produto profissional roteador e wifi integrado, eles tem as funções separadas, os únicos que tem é mais para uso domestico ou pequena empresa com máximo de 10 pessoas com baixa utilização da rede.