Mais vigilância para fábricas

Fábricas e outras instalações industriais podem facilmente se beneficiar da segurança proporcionada por um sistema de vigilância que utiliza câmeras IP.

Roubo de insumos como madeira, cobre e aço estão sempre em alta, onde ladrões não descansam e tiram proveito de estruturas sem um bom sistema de vigilância.

Além disso, ramos de atividades como montadoras de automóveis, empresas de design e tecnologia de ponta guardam segredos industriais que valem milhões.

Um sistema de monitoramento equipado com câmeras de segurança pode ajudar a proteger suas instalações, documentos, funcionários e materiais, bem como ajudá-lo se manter competitivo.

Benefícios das câmeras de vigilância IP em fábricas e indústrias

Impedir o roubo – Câmeras de segurança instaladas de forma visível já desencorajam atos criminosos. O fato da empresa manter imagens gravadas de sua unidade de produção já inibe consideravelmente furtos e roubos.

Nos casos onde uma instalação fabril é roubada, as gravações geradas por um sistema de monitoramento pode ajudar a identificar os suspeitos e tomar as medidas cabíveis.

Controle de Qualidade – Os avanços na tecnologia das câmeras IP tornou possível o controle de qualidade por vídeo, permitindo que vários profissionais acompanhem todo o processo produtivo de forma simultânea por computadores ou dispositivos móveis.

Essa vigilância virtual permite ajudar a identificar falhas no processo mais rápida e eficientemente, além de gerar maior controle de qualidade.

Monitoramento Remoto – Um NVR (Network Video Recorder) permite que armazenar e transmitir imagens de segurança através da internet.

Softwares de monitoramento para celulares podem acessar qualquer câmera, de qualquer lugar e a qualquer momento.

Assim é fácil saber o que está acontecendo na linha de produção, bastando possuir privilégios de acesso e estar conectado à internet.

Esse recurso é especialmente útil para representantes do departamento comercial que trabalham externamente ou fazem home-office e precisam saber como está a fabricação de seus pedidos.

As câmeras de vigilância IP permitem ainda:

Maior segurança no local de trabalho – Câmeras de vigilância podem ser instaladas perto de máquinas perigosas para monitorar pessoas e processos automatizados.

Imagens pode identificar movimentações suspeitas, máquinas defeituosas e situações inesperadas, tudo isso com segurança e em tempo integral.

Facilidade na instalação – Um sistema de vigilância IP (Internet Protocol) é fácil de instalar e dar manutenção. Ao contrário das antigas e ultrapassadas câmeras analógicas, que exigem cabos proprietários, ferramentas e técnicos, as câmeras IP são fáceis de instalar e gerenciar.

Compatibilidade com a infraestrutura existente – Um NVR ou VMS baseado em IP (Internet Protocol) podem usar a mesma estrutura que a rede local. Isso significa maior padronização, mais facilidade de manutenção e componentes de reposição sempre disponíveis.

A infraestrutura de TI facilita ainda a interconexão de vários subsistemas de segurança num único local, a instalação de câmeras wireless e a utilização de fibra óptica para longas distâncias.

Outros recursos de segurança- Softwares sofisticados permitem monitorar empilhadeiras em velocidades acima do permitido, funcionários sem EPI e a localização de objetos perdidos.

Cuidados ao instalar as câmeras de vigilância

Privacidade – Para proteger a privacidade dos funcionários, mantenha as câmeras somente em áreas públicas, como linhas de montagem e outras áreas de fabricação, além das áreas administrativas. Salas de descanso, vestiários e banheiros são áreas privativas e devem ser evitadas.

Danos – Câmeras que monitoram processos de fabricação ou maquinaria pesada podem ser danificadas pela queda de peças ou por máquinas com defeito. Caso seja necessário monitorar essa atividade, tenha sempre uma contingência disponível.

Interrupção de energia – Interrupções na alimentação ou surtos elétricos podem danificar todo o sistema ou interromper a gravação, deixando a fábrica vulnerável a roubos ou outros danos. Sempre que possível instale um no-break.

Instalação em locais acessíveis – Instalar câmeras IP em locais acessíveis para o público geral pode gerar problemas. Sempre que possível instale as câmeras em locais com acesso restrito, evitando assim dados aos sistema ou eventuais furtos.

 

Fonte: https://www.controle.net/faq/sistema-de-vigilancia-com-cameras-ip-para-fabricas