Diante de um mercado exigente e considerando a importância da gestão focada em produtividade, é essencial atuar na otimização de processos e redução de despesas. A terceirização de serviços é uma ótima alternativa e faz parte de muitas estratégias corporativas.

É um modelo de serviço cada vez mais utilizado por empresas que buscam agilidade e especialização em todos os processos. Mas você conhece todos os benefícios que a terceirização de serviços pode trazer para o seu negócio? Neste artigo vamos explicar alguns deles e também mostrar como utilizar esses benefícios para melhorar o seu atendimento.

Benefícios da terceirização de serviços

  1. Um dos principais benefícios, e também um dos que mais impactam o cliente final, é o fato de que com a terceirização você pode contar com profissionais/equipes especializados. Isso porque o escopo de conhecimento desses profissionais é mais específico e, consequentemente, os serviços executados por eles tendem a ser executados com mais qualidade e excelência.
  2. Redução de custos é outro ponto que com certeza deve ser mencionado. Com a terceirização de serviços você elimina os encargos e os direitos trabalhistas que atualmente oneram muito a folha de pagamento. Isso permite você pensar duas vezes antes de fazer novas contratações em áreas de suporte para sua empresa. Em relação ao custo-benefício, a terceirização de serviços é positiva principalmente quando tem que montar uma equipe para realização das atividades internas e também quando se necessita de uma maior previsibilidade financeira.
  3. Outra consequência ao terceirizar o serviço é a otimização do tempo dos gestores e também dos profissionais, já que algumas atividades passam a ser realizadas pelas prestadoras terceirizadas. Isso diminui consideravelmente a sobrecarga de trabalho e deixa os colaboradores focados no que realmente devem executar.
  4. Por fim, mas não menos importante, destacamos a possibilidade de manter os gestores/colaboradores focados no negócio e estratégia da empresa. Dessa forma é possível direcionar os esforços e o conhecimento para aperfeiçoar a gestão e atingir os resultados esperados.

Como garantir terceirização de serviços de TI com qualidade

Quando falamos em um bom atendimento, obviamente lembramos de padrões e boas práticas que nossa equipe fez e ou vem fazendo. O ITIL, por exemplo, é uma biblioteca de boas práticas na prestação de serviços de TI, contando com a experiência de muitas outras empresas ao redor do mundo. Utilizar-se dessa poderosa ferramenta com certeza vai auxiliar muito sua empresa.

Logo, adotar o ITIL junto com a terceirização dos serviços de TI, vai garantir que sua organização conquiste excelentes resultados, como:

  • Mais alinhamento entre a TI e o negócio;
  • Oportunidade para os gestores e profissionais focarem no negócio;
  • A redução de custos por meio de uma melhor utilização dos recursos;
  • Garantir um padrão mínimo para qualidade de atendimento. Desde que estipulado de forma clara e objetiva o que deverá ser entregue pelas empresas terceirizadas;
  • Maior transparência entre a empresa, cliente final e terceirizados. Assim todos sabem o que esperar de cada lado e poderão acompanhar o andamento das atividades;

Como você pode perceber, a terceirização de serviços por si só já é uma decisão com foco em bons resultados na organização, utilizando o ITIL, então, é possível que chegue ainda mais próximo de um excelente atendimento ao cliente.

Mas não é só isso! O ITIL é muito completo e temos certeza de que você, prestador de serviços de TI, pode se beneficiar ao utilizá-lo. Esse não é o foco principal do artigo, mas se você se interessa pelo assunto, temos outro artigo que vai te ensinar a implementar o ITIL do zero. É só clicar aqui!

Resultado para você e para o seu cliente

Ao realizar a contratação de um serviço terceirizado, com certeza você quer ter uma visualização desse resultado e utilizar os dados a seu favor. Mas como sabemos, se não temos como medir, não é possível gerenciar.

Por isso é extremamente necessário para o gestor da organização criar bons indicadores, que representem bem o resultado da terceirização. Dessa forma, o gestor vai obter insights de como melhorar os processos cada vez mais.

Logo, os indicadores são essenciais para que você possa monitorar como está a qualidade do atendimento. Especialmente porque você terá profissionais terceirizados, mas que precisam entregar com a mesma qualidade como se fosse sua empresa.

Muitos dos indicadores podem ser específicos ou compartilhados com os terceirizados. Quer aprofundar um pouco mais no tema de indicadores?

Mas como segmentar os atendimentos entre a equipe interna ou a equipe terceira? Uma boa estratégia é utilizar também um catálogo de serviços.

Com o catálogo de serviços o gestor irá, como o próprio nome sugere, catalogar detalhadamente todos os serviços executados pela organização. Assim, ao contratar um serviço terceirizado ele irá definir quais itens específicos do catálogo a empresa terceirizada irá executar. Isso permitirá ao gestor um controle maior e específico das responsabilidades de cada um.

Foco no nível tático

Ao realizar a terceirização de serviços, é necessário ter um conhecimento de quais serviços são realmente necessários terceirizar. Isso permitirá que a organização tenha muito mais foco no nível tático e com a visão nos negócios e objetivos da empresa.

Nós recomendamos que os serviços terceirizados sejam principalmente aqueles serviços rotineiros e repetitivos. A partir daí, cabe à equipe interna, principalmente, cuidar de como andam os processos da empresa e identificar aqueles que podem ser melhorados com auxílio da TI. As outras atividades mais técnicas e menos focadas no negócio das organizações são as melhores de serem terceirizadas.