Quem viveu a época da famosa mensagem “as definições de vírus foram atualizadas” sabe muito bem como pode ser chato usar um antivírus grátis. Mas será que vale a pena comprar antivírus, considerando que esse tipo de perturbação não é mais uma realidade hoje em dia?

A resposta completa vamos apresentar abaixo, mas podemos adiantar que sim! Mesmo os melhores antivírus gratuitos do mercado oferecem segurança em nível mais básico para o usuário, geralmente apenas proteção em tempo real e o scanner de vírus no equipamento.

Já comprar um antivírus pago te dará diversas funcionalidades e de modo mais aprofundado. Ou seja, você poderá personalizar o nível de proteção que deseja para o computador.

Além disso, você costuma ter o conjunto completo de funcionalidades para proteção, que são as grandes vantagens em comprar um antivírus pago.

Protege seu computador contra lentidão ou mau funcionamento

A primeira coisa é que ele pode te ajudar a manter a performance do seu computador intacta. Afinal de contas, muitos vírus usam parte do poder de processamento da sua máquina para operações como minerar bitcoin ou enviar spam ou phishing para outros usuários na internet.

Se o antivírus pago protege seu computador de ataques, isso também significa que seu computador ficará protegido contra lentidão ou mau funcionamento. Por outro lado, ele vai consumir um pouco da performance, por isso é importante escolher um antivírus leve e eficiente.

Ainda assim, é importante considerar que esse uso afeta apenas o uso de aplicações pesadas, como jogos ou editores de vídeos.

Nossa recomendação é que tenha o antivírus pago ativo em todos os momentos, desabilitando-os apenas ao usar os tipos de software que mencionamos. No caso de games, já existem antivírus com funções específicas para jogos, para manter a segurança sem perder o desempenho nos jogos.

É uma barreira contra o acesso não autorizado aos seus dados

Uma das certezas que fazem com que valha a pena comprar um antivírus pago é tê-lo como uma barreira contra o acesso aos seus dados. Por meio de um Firewall avançado e completo, você é notificado sempre que um site não possuir certificados de segurança.

Mesmo em sites que tenham os certificados mencionados, você conseguirá ter controle de quais dados estão sendo compartilhados. Além das páginas com quem está compartilhando dados.

O Firewall também o alerta para sites de origem duvidosa, como os que envolvem apostas, comércio ilegal ou conteúdo adulto.

Ajuda a evitar que seus dados sejam sequestrados

Esses alertas também significam outra vantagem: evita que seus dados sejam sequestrados. Um dos maiores problemas com a aquisição ilegal de seus dados pessoais não é apenas receber anúncios indevidos ou o próprio uso de seus dados para fraudes.

Também é o sequestro desses dados. Com o nome de ransomware, essa prática consiste na aquisição de acesso a contas bancárias, logins em sites governamentais ou serviços de armazenamento em nuvem.

Em seguida, os hackers trocam suas senhas de acesso, para então fazer contato, exigindo uma quantia em dinheiro para retornar seus acessos. Atualmente, podemos dizer que ter seus dados vazados é mais perigoso do que ter um vírus no seu computador.

É para evitar esse tipo de dor de cabeça que vale muito a pena comprar um antivírus pago.

Protege seu computador de dados transferidos por discos externos

Apesar de não ser tão comum quanto nos primórdios da internet, pendrives e cartões de memória de terceiros ainda podem instalar software malicioso no seu computador. Especialmente os que foram comprados por meios duvidosos, como bancas de camelôs ou sites de pouco renome.

Com um antivírus pago, é possível rastrear esse disco externo antes mesmo de transferir qualquer informação para dentro do seu PC. Assim, você pode limpar o disco externo de qualquer malware e deixá-lo pronto para uso.

Bloqueia anúncios e mensagens de spam

Talvez uma das funções mais utilizadas por quem possui um antivírus instalado no computador. Entre as diversas funcionalidades, os antivírus pagos também possuem um bloqueador de anúncios, permitindo uma melhor experiência ao acessar sites na internet.

Ao mesmo tempo, é importante considerar que muitas páginas vivem do rendimento desses anúncios. Ou seja, use o bloqueador de anúncios, mas apenas em páginas que abrigam anúncios duvidosos.

Além deles, o antivírus também pode bloquear mensagens de spam, como pop-ups que aparecem enquanto navega por sites desconhecidos. Muitas dessas mensagens são voltadas para vender um produto ou te convencer a assinar a newsletter.

Por outro lado, sites desconhecidos podem acabar enviando mensagens de spam ou até mesmo tentativas de phishing. O que isso significa?

Que recomendamos manter o bloqueador de anúncios e spam desativado enquanto navega por sites que confia, ativando-os apenas ao adentrar em novas páginas.

Restringe acesso a sites suspeitos

Você não precisa esperar o Firewall te notificar para evitar acessar sites suspeitos. A maioria dos antivírus pagos, inclusive, te permite já enviar uma lista de sites duvidosos para bloquear seu acesso.

Ideal para empresas, alguns antivírus fazem esse bloqueio automaticamente, sempre que o Firewall detecta uma página suspeita. Assim, você é protegido quando acessa uma página por acidente e o site ainda é bloqueado caso esbarre com ele de novo.

Permite exercer controle parental para proteger crianças

Uma lista de bloqueios para sites e aplicativos também é útil para exercer controle parental. Se você tem crianças em casa, definitivamente vale a pena comprar um antivírus pago com o propósito de bloquear o acesso a certas categorias de sites e aplicações.

Com o controle parental, você pode definir uma lista negra de categorias e sites. Esse bloqueio é protegido por meio de uma senha, no qual apenas você como dono terá acesso. Ou seja, você continuará podendo acessar sites e aplicativos com conteúdos que ainda não são apropriados para os pequenos.

Fonte: https://melhorantiviruspago.com.br/blog/