O que é VPN

VPN é uma rede de comunicação privada criada a partir construída sobre uma rede de comunicação pública. Utilizada no mundo todo por quem quer mais privacidade e segurança na hora de acessar a rede.

E foi por causa de questões de privacidade, que nas ultimas semanas o Facebook enfrenta a maior polemica da sua história:

O escândalo Cambridge Analytica.

Foi descoberto que essa empresa coletava, com permissão do Facebook, dados de todos os usuários e esses dados influenciaram diretamente na eleição americana que elegeu Donald Trump.

Porém uma nova pesquisa apresenta uma informação alarmante: não é apenas com as Redes Sociais que nós devemos nos preocupar.

Nossa privacidade também está em jogo ao utilizar VPNs pagas ou não, já que esses serviços também possuem acessos a muitos dados.

Segundo a The Best VPN, 26 das mais populares VPNs do mundo, coletam pelo menos três informações do usuário.

A maioria coleta endereço de IP, localização, dados do provedor de internet e até o horário da conexão. O que é estranho pois essas empresas cobram justamente pela privacidade.

A primeira da lista, PureVPN alega que não monitora a atividade do usuário e nem armazena os dados. No entanto, o levantamento da The Best VPN mostra que ela mantém dados sobre e-mail, telefona, IP, dados da largura de conexão e registros de conexão.

A lista traz diversos serviços de VPN. O setor conta com uma estimativa de movimentar 70 bilhões de dólares até 2019.

Lista de VPNs que espionam usuários:

 

 

E você, utiliza alguma VPN para ter mais privacidade na hora de navegar na internet?